Food,  Travel

L’Assiette du Port – um ótimo restaurante de frutos do mar na França

Em agosto de 2017 indo de férias mais uma vez ao sudoeste da França, região Languedoc-Roussillon, que hoje se chama Occitanie, descobri através de um brasileiro recém chegado nesta região, o Josete Júnior, um maravilhoso restaurante de frutos do mar.

Este restaurante se chama “L’assiette du Port” (o prato do porto), o qual pertence ao grupo La Ferme Marine – que em português literalmente traduzido quer dizer “fazenda marinha”.

“La Ferme Marine” é um belo exemplo de empresa familiar bem sucedida e que soube depois de três gerações conciliar o respeito pelos produtos do mar com as atividades de pesca, conquilicultura – que é o conjunto dos processos usados para a produção de bivalves em geral (ostras, mexilhão, amêijoas, orelhas, vieiras, etc) e a palavra “conchyliculture” em francês e “shellfish-farming” em inglês) – moluscicultura e ostreicultura.

Família Roques e família Cuccurullo

Durante 3 gerações de ostreicultores (criação e tratamento das ostras), duas famílias se desenvolveram paralelamente, mas independente uma da outra, a exploração comercial das ostras.

1949 – O Sr. Louis ROQUES deu início à sua empresa com o “Les Bouzigots”.
1964 – Eles participaram no primeiro salão agrícola de Paris. O General Charles de Gaulle visitou e cumprimentou e equipe do estande.

Atualmente as duas famílias trabalham juntas atuando em diferentes departamentos.

Para mais informações:

Restaurant l’Assiette du Port
Endereço: 48 allée André Filliol
34340 Marseillan Plage
França

Telefone: +33 4 67 30 92 30
Horário de abertura: 10:30–14:00 e 18:30–21:00
Os horários informados são referentes à quando visitei este local e estão sujeitos a mudanças. Consultar o site para dados atuais.
(last update 2019-07-14, Germany 14h30)

Achei o local apropriado para:

  • família com crianças
  • grandes grupos
  • pessoas que gostam de buffet
  • pessoas que não se incomodam com muito barulho (as pessoas falam alto)
  • cadeirantes


I am a Brazilian living in Europe for almost 30 years. I came to Europe in my early 20's in order to study and work. I've lived in different countries and I've learned many languages and cultures. Nowadays I am an artist, language trainer, Brazilian Culture promoter, and journalist at "Brasileiros Sem Fronteiras" (Brazilians without Borders)

One Comment

  • Paulo Carvalho

    Sou brasileiro vivo há 40 anos nos EUA
    Muito similares nossos destinos embora eu tenha ido pro lado de transportes.
    Parabéns pelo seu empreendimento e sucesso. Necessitando algo nos EUA por favor me avise
    Obrigado
    Paulo